“A gestão é uma ferramenta essencial na prática clínica”

“A gestão é uma ferramenta essencial na prática clínica”

“A prática clínica é a minha vida”

Numa curta conversa com o médico oftalmologista, procurámos saber o segredo do sucesso da sua clínica, a surpresa com a sua distinção, os seus maiores antagonismos na gestão dos serviços de saúde e o seu verdadeiro intento no setor. 

Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, destacou a sua “capacidade de liderança, inovação e gestão de projetos”, bem como “a sua luta pela qualidade da gestão dos serviços de saúde.”  Quais foram os seus maiores antagonismos nestes últimos anos?

O mais difícil é fazer caminho em áreas onde reine uma espécie de “status quo” e as pessoas estejam pouco sensíveis à mudança. Mas, liderar pelo exemplo é sempre meio caminho andado para o sucesso. Nos vários projetos de gestão de saúde em que me tenho envolvido, por vezes encontramos pessoas menos competentes e pouco interessadas na mudança, mas que, sendo úteis para a melhoria e inovação, precisam de ser cativadas. E isto pode não ser fácil. 

Tem partilhado o seu percurso profissional entre a prática clínica e a gestão. Qual destas atividades lhe dá mais prazer? É possível separá-las no dia-a-dia? 

A prática clínica é a minha vida e só deixarei de praticar oftalmologia quando sentir que não tenho capacidades para tal. A gestão é uma ferramenta essencial na prática clínica e também na busca de melhoria contínua dos serviços de saúde em Portugal. Andam sempre de mãos dadas. 

Leia a entrevista completa subscrevendo a revista OftalPro 60.

Partilhar