Programa Gilead Génese 2021 com candidaturas abertas
Abriram as candidaturas para a edição 2021 do Programa Gilead GÉNESE, com o objetivo de incentivar a investigação, a produção e a partilha de conhecimento científico no nosso país. A iniciativa vai apoiar as candidaturas, com bolsas até 40 mil euros por projeto, nas áreas terapêuticas de hemato-oncologia, hepatites virais crónicas, infeção VIH/SIDA e Covid-19.
A 7.ª edição tem como novidade a inclusão da área terapêutica da Covid-19. Segundo a organização do programa “o contexto pandémico em que vivemos e a necessidade sentida de geração de evidência, nomeadamente estudos epidemiológicos e resultados em saúde (long-term COVID-19, saúde mental, mortalidade e impactos noutras patologias), foram determinantes para a inclusão desta nova área terapêutica”.
Na investigação, a iniciativa terá como foco os resultados em saúde, investigação com aplicação clínica e tecnologia ao serviço da saúde. Já na vertente de comunidade, irá abranger projetos sobre qualidade de vida, diagnóstico e participação cívica e cidadania.
As candidaturas ao programa abriram no passado dia 5 de abril e vão estar abertas até 1 de Junho de 2021.
Criado em 2013, o Programa Gilead GÉNESE tem a “ambição de incentivar a investigação, a produção e a partilha de conhecimento científico a nível nacional, e de viabilizar iniciativas que conduzam à implementação de boas práticas no acompanhamento dos doentes”.
Em 2020, assistiu-se ao cancelamento da iniciativa, com o valor das bolsas por atribuir a reforçar o Programa Local de Responsabilidade Social, que contribuiu para mitigar o desenvolvimento da pandemia junto da comunidade de saúde e das populações mais vulneráveis.
A Gilead Sciences é uma empresa biofarmacêutica que investiga, desenvolve e comercializa medicamentos inovadores para atender necessidades médicas não satisfeitas.