“A Minha Causa” é a causa de muitos – Tarantini
A EME SAÚDE – Clínica Médica, Dentária & Saúde Mental, fundada no Porto por Ivandro Soares Monteiro, organizou no final do ano passado uma tertúlia de natal protagonizada por Tarantini, conhecido jogador de futebol e atual capitão do Rio Ave. Em cima da mesa esteve o programa “A Minha Causa”, criado pelo próprio atleta.
Até que idade um desportista profissional consegue estar na alta competição? Estarão os desportistas verdadeiramente preparados para terminar uma carreira? Como são os dias depois da glória? E os jovens que iniciam agora a carreira, saberão quanto custa realizar um sonho? A pensar nas questões que envolvem o presente e o futuro dos desportistas, Ricardo Monteiro – conhecido no mundo do futebol como Tarantini – desenvolveu um projeto que aposta na prevenção e na sensibilização de desportistas para a gestão das carreiras.
“A Minha Causa” alerta para a necessidade de se investir na formação académica e na criação de projetos paralelos à carreira profissional, de forma a prepararem a nova vida que os espera, o futuro depois do desporto. Para o jogador, que quer deixar a sua marca no mundo, é urgente alertar as consciências, mostrar que a realidade dos jogadores de futebol não é só cor-de-rosa. Por detrás de cada vitória pessoal tem de estar o empenho, o sacrifício, a resiliência, a noção de que o sucesso requer muito trabalho e o talento por si só não basta.