Estudo revela os maiores desafios dos jornalistas

Estudo revela os maiores desafios dos jornalistas

A Cision realizou o seu inquérito sobre o Estado dos Meios de Comunicação Social de 2022 ao longo de Janeiro e Fevereiro de 2022. O relatório anual sobre o Estado dos Media engloba respostas de mais de 3.800 jornalistas de 17 mercados globais para compreender os principais desafios num mercado em rápida evolução, e como as relações públicas podem apoiar uma reportagem de primeira qualidade e de confiança.

Segundo o relatório, o maior desafio dos jornalistas é manter a credibilidade como fonte noticiosa de confiança (32%) e combater as acusações de “notícias falsas”. Em segundo lugar, os jornalistas citam o impacto de equipas reduzidas e menos recursos estão a ter nas suas cargas de trabalho. De facto, três em cada dez jornalistas (29%) estão a apresentar 10 ou mais notícias por semana.

“Já não é tarefa de um jornalista apenas desenvolver as notícias, e isso abre a porta para que os comunicadores profissionais se associem com sucesso aos órgãos de comunicação para assegurar que as histórias sejam contadas de forma rápida, eficaz e relevante”, disse Nicole Gulliot, Cision COO e Presidente da PR Newswire.

O que os jornalistas querem dos profissionais de relações públicas:

No que diz respeito às fontes que os jornalistas consideram mais úteis para gerar histórias ou ideias de histórias, mais de um terço dos jornalistas (37%) citaram press releases, tornando-os a resposta de topo. Mais de três quartos (76%) querem receber press release de marcas e profissionais de relações públicas sobre qualquer outro tipo de conteúdo. As tendências e os dados de mercado ocupam o segundo lugar (63%) e quase metade (49%) quer receber convites para eventos.

“Os press release continuam o seu reinado absoluto e são o método preferido de fazer chegar as notícias aos órgãos de comunicação social de forma legítima, cuidada e urgente”, disse Gulliot. “Quando se trata da relação entre profissionais da indústria da comunicação e jornalistas, é necessário de aliviar o encargo para os media”, disse Guillot. “Começa por conhecer os jornalistas certos, construir uma parceria baseada na confiança, e compreender a audiência que ambos estão a tentar alcançar em conjunto”.

Os inquéritos foram enviados por e-mail aos membros da base de dados da Cision Media, que são examinados pela equipa de investigação da empresa para verificar as suas posições como profissionais dos media, influenciadores e blogue. Também fizemos um inquérito aos membros da nossa base de dados HARO (Help a Reporter Out) e colocámos o inquérito à disposição dos profissionais dos media na base de dados PR Newswire for Journalists.

O inquérito deste ano recolheu respostas de 3.890 inquiridos em 17 mercados em todo o mundo: Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Finlândia, Suécia, Itália, Espanha, Portugal, China, Austrália, Singapura, Malásia, Indonésia, Taiwan e Hong Kong. A língua do inquérito foi traduzida e adaptada para cada mercado, posteriormente os resultados foram reunidos para formar este relatório global.

Partilhar