DECO PROTESTE pede a adoção do Nutri-score em carta aberta ao Governo

A DECO PROTESTE pretende que o Governo adote o Nutri-Score, o logótipo nutricional colorido na frente das embalagens que ajuda os consumidores a escolherem alimentos mais saudáveis.

Nesse sentido, a organização vai entregar uma “carta aberta ao Governo português a pedir a adoção do Nutri-score como esquema de informação nutricional oficial”, revela a Deco Proteste.

“Queremos pedir aos deputados de todas as bancadas do Parlamento que contribuam para a melhoria da nossa alimentação e das nossas escolhas, e que, juntos, recomendem ao Governo a adoção do Nutri-Score como o sistema de informação nutricional oficial na frente do rótulo no nosso país e em complemento à declaração nutricional”, lê-se no documento, disponível na página eletrónica da Associação da Defesa do Consumidor.

Implementado em França em 2017, o Nutri-Score é uma etiqueta com 5 letras e cores que fornece informação simples e imediata sobre a qualidade nutricional de um alimento e dispensa a interpretação morosa de rótulos complexos.

No nosso país existem de 5,9 milhões de pessoas com excesso de peso e o número de diabéticos ascende a um milhão. A alimentação deficitária é uma das causas para os números excessivos de doenças crónicas como a obesidade e a diabetes.

Já adotado, em sete países europeus, e apoiado por várias associações de consumidores, o Nutri-Score “reúne consenso entre centenas de cientistas e profissionais da área da saúde”, defende a DECO.

O Nutri-Score é um logótipo “confiável, de leitura rápida, fácil e intuitiva. Contribui para sensibilizar o consumidor para a importância de uma dieta saudável e ajuda-o a fazer escolhas acertadas. Assumir um papel pró-ativo ao nível da prevenção é fundamental”, argumenta ainda a Associação de Defesa do Consumidor.

A DECO PROTESTE vê na subscrição deste documento a “manifestação de vontade dos consumidores”. A subscrição da referida carta aberta, vai permitir, no entender da Associação da Defesa do Consumidor, reforçar a “sua posição junto do parlamento e do governo”. Desta forma, “quantos mais consumidores apoiarem esta causa comum, mais forte será a nossa reivindicação junto da Assembleia da República. A sua formulação pretende apresentar as dúvidas sobre rotulagem nutricional e espelhar a concordância com a necessidade e a justeza da opção pelo Nutri-Score em Portugal”, afirma a DECO PROTESTE.