CTT empenhados em ajudar empresas portuguesas na transformação digital

CTT empenhados em ajudar empresas portuguesas na transformação digital

A resposta dos CTT à pandemia não aconteceu apenas ao nível das operações, já que ao mesmo tempo lançaram iniciativas de apoio às PME na transição e gestão do digital.

Atualmente contam com cerca de 1.900 lojas digitais registadas através do serviço Criar Lojas Online, uma oferta que permite que as PME ligadas ao retalho ou venda de bens físicos criem lojas online facilmente, com o objetivo de ajudar as micro, pequenas e médias empresas a venderem online, sobretudo no atual contexto de crise pandémica.

Lançado em março do ano passado, este serviço dos CTT permite que as empresas que ainda não tinham presença digital passem a ter uma loja online, incentivando as empresas no seu processo de transição digital e apoiando os empresários na presença nos canais digitais através das suas soluções e serviços.

Através do Criar Lojas Online já foram transacionados mais de 75 mil produtos e realizadas mais de 45 mil encomendas e cerca de 40 mil entregas. Geograficamente, 40% das lojas situam-se nos distritos de Lisboa e Porto, logo seguidos dos distritos de Aveiro, Setúbal, Braga e Leiria. “De realçar que todos os distritos, incluindo as Regiões Autónomas dos Açores e Madeira, apresentam lojas online criadas na plataforma dos CTT”, indica João Sousa. Foram também realizados diversos protocolos com mais de 20 municípios e associações.

Entregas em casa, apoio às PME

Relativamente ao número de lojas ativas e publicadas por categorias de produto predominam as categorias Moda e Calçado, Saúde e Beleza, Alimentação e Bebidas, Bebé, Crianças e Brinquedos, Escritório e Papelaria e Informática e Eletrónica. “A simplicidade da solução, com um único parceiro em toda a cadeia, da criação da loja, aos pagamentos, distribuição e devoluções, permite às PME o foco no seu negócio e na segurança e bem-estar dos seus colaboradores”, considera o administrador executivo.

Os CTT lançaram também a App CTT Comércio Local, um marketplace digital de enfoque local para compra e venda online, suportado por uma plataforma digital geo-localizada, dinamizada em articulação com os Municípios, que assegura também aqui todas as componentes transacionais de compra e venda dos comerciantes e clientes finais, num contexto de marketplace.

“A articulação com os Municípios permite ativar a plataforma localmente e trazer para o marketplace um conjunto de vendedores e compradores que se mantinham, até hoje, afastados do contexto online”, explica João Sousa.

A oferta CTT Comércio Local foi lançada com a Câmara Municipal de Viseu e com a Câmara Municipal das Caldas da Rainha, e tem vindo a ser alargada a mais Municípios. Já existem 17 Municípios e Associações Empresariais, (mais de 200 comerciantes já estão registados) e em breve farão parte outros municípios e associações empresariais com produtos disponíveis. “Cerca de 50% dos produtos são vendidos para fora de concelho, o que mostra bem o impulso que esta solução digital pode dar às vendas dos pequenos comerciantes”.

Os CTT, o marketplace Dott (participada CTT) e várias entidades municipais também lançaram online versões digitais das habituais feiras físicas que decorrem com regularidade por todo o país. Este serviço pretende possibilitar aos produtores e expositores de feira o posicionamento dos seus produtos no marketplace nacional Dott, assegurando a sua promoção e escoamento de forma direta para o consumidor final, com a logística de entrega ao domicílio a ser assegurada pelos CTT.

“Em menos de um ano as mais de 10 Feiras Digitais escoaram toneladas de produtos, com uma diversidade de mais de mil produtos diferentes, mais de 150 vendedores, entre comércio tradicional e produtores, cerca de 10 mil produtos vendidos e mais de 7 mil encomendas, nas mais variadas categorias – Vinhos, Azeite, Cabazes, Queijos, Enchidos, Mel, Infusões e Livros, entre outros”, indica o administrador executivo dos CTT. “No atual contexto pandémico, estes produtores e comerciantes dificilmente conseguiriam escoar os seus produtos e a plataforma permitiu que estes passassem a ser vendidos para todo o País”.

Muito recentemente os CTT também lançaram um novo serviço de e-commerce que permite que os seus clientes automatizem os seus envios, através de uma plataforma de plug-ins, a plataforma de plug-ins de shipping. Desta forma, as lojas criadas em Prestashop, Shopify, Magento e Woocommerce poderão integrar envios CTT.

Esta plataforma incorpora diversas funcionalidades, nomeadamente, a importação automática de encomendas e geração de documentação de transporte; a atualização do código de objeto e estado da encomenda na loja online; a solicitação de serviços complementares como por exemplo, cobrança na entrega e janela horária de entrega; e permite também ao cliente apresentar na sua loja os 1600 pontos de entrega CTT como opção de entrega para os seus clientes, nos quais se incluem os Cacifos24H.P

Os CTT contam ainda com uma oferta de já mais de 75 cacifos 24H, tanto públicos como corporativos, localizados em diversos locais do País, nomeadamente em plataformas de transporte intermodais, centros comerciais, campus universitários, redes de retalho físico, ou no caso dos corporativos, em empresas.

Os Cacifo24h são uma solução de enorme conveniência quer para quem vende quer para quem compra online. Os destinatários decidem quando estão a comprar online se pretendem receber num Cacifo24h identificando o que lhes é mais conveniente e, depois do objeto depositado, decidem quando o vão levantar. A interface com o destinatário é extremamente simples e baseada no envio via SMS e eMail do código secreto que lhes permite interagir com o Cacifo24h e receber a sua encomenda.

Oferta digital em plena evolução

No seguimento das várias iniciativas de apoio lançadas para as PME, os CTT dizem posicionar-se como um dos principais players para ajudar as empresas portuguesas a fazerem a sua transformação digital e acreditam que têm o portefólio mais completo do mercado e que são o parceiro de negócio certo, “em todas as frentes”, garante João Sousa.

“Somos mais do que correio: somos empresa orientada para o cliente e para as suas necessidades, que liga pessoas e empresas com entrega total, com uma oferta segmentada para particulares e empresas, com soluções que começam no envio de correio e expresso, passam pelas melhores ofertas de poupança e crédito e por um portefólio alargado de produtos de conveniência na sua rede de lojas e, ainda uma oferta completa de soluções de publicidade, de logística, de outsourcing de processos e de apoio à presença no mundo do comércio eletrónico, para apoiar as empresas no seu processo de digitalização e crescimento”.

João Sousa acrescenta ainda que os CTT encaram com enorme responsabilidade o papel que desempenham na manutenção das cadeias económicas e logísticas e que continuarão “atentos e a inovar, algo que está presente no nosso DNA e será sempre chave para nós”.

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