Crianças que usam ecrãs táteis mostram diferenças de atenção

Crianças que usam ecrãs táteis mostram diferenças de atenção

As crianças que usam frequentemente ecrãs sensíveis ao toque podem ter vantagem sobre as que não são expostas a estas tecnologias diariamente, isto quando se trata de aptidões na descoberta visual, diz um artigo publicado no portal Neuroscience News. A equipa de investigação, co-liderada por Rachael Bedford, do Departamento de Psicologia da University of Bath, afirma que estas descobertas são importantes para o crescente debate à volta do impacto da exposição diária a ecrãs no desenvolvimento das crianças.

O investigador líder, Tim Smith, do Centro de Desenvolvimento Cerebral e Cognitivo de Birkbeck, diz: “O uso de smartphones e tablets por bebés e crianças tem aumentado rapidamente nos últimos anos. Os primeiros anos de vida são essenciais para que as crianças desenvolvam a capacidade de focalizar a sua atenção em informações relevantes e ignorar a distração, habilidades iniciais que são conhecidas por serem importantes para o desempenho académico posterior. Tem havido uma preocupação crescente de que o uso de ecrãs táteis por crianças possa impactar negativamente o desenvolvimento da sua atenção, mas esse medo não se baseia em evidências empíricas”.

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