Rafaela Paiva com artigo científico publicado em revista internacional
A COVID-19 levou a “alterações significativas na utilização dos cuidados de saúde e nas admissões nos serviços de urgência”.
A conclusão é evidenciada no estudo “Impact of COVID-19 on a Paediatric Emergency Service”, realizado por Rafaela Paiva, estudante do 6.º Ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) no seguimento da tese de Mestrado em Pediatria.
Uma das conclusões do estudo. publicado na revista internacional “European Journal of Pediatrics”, evidenciou “uma diminuição marcada dos episódios de urgência, com menor recurso por iniciativa própria”, em função da crise pandémica.
Por outro lado, houve um aumento da referenciação pelo SNS24, o que é concordante com as indicações dadas pela DGS. Em idade pediátrica observou-se uma baixa taxa de infeção pelo novo vírus SARS-CoV-2 nos serviços de urgência, com sintomas leves ou mesmo assintomáticos.
O estudo, realizado por Rafaela Paiva, finalista do MIM, Fernanda Rodrigues e Mariana Domingues, docentes da FMUC e ainda Cátia Martins, interna de formação específica de Pediatria, procurou “avaliar o impacto da pandemia no Serviço de Urgência do Hospital Pediátrico de Coimbra”.