Together We Stand: nova campanha de promoção internacional do setor da ourivesaria

Together We Stand: nova campanha de promoção internacional do setor da ourivesaria

A joalharia portuguesa faz-se de diversidade. Das oficinas tradicionais à indústria inovadora, do design clássico ao contemporâneo, do comércio local aos marketplaces digitais, o setor evoluiu, fortaleceu-se e encontra-se agora mais coeso e preparado do que nunca para afirmar a marca Portugal no mundo. E a pandemia aguçou o engenho. 

Segundo um estudo realizado pela Deloitte, agora divulgado pela AORP – Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal, o setor de joalharia e relojoaria registou um crescimento de 17% do volume de negócios, entre 2015 e 2018 (últimos dados disponíveis), para os 1.049 mil milhões de euros, que se reflete num aumento do número de trabalhadores na ordem dos 20% para os 10.337 e do Valor Acrescentado Bruto (VAB) para 233 milhões de euros, um crescimento de 15%  durante o período em análise. 

Os resultados revelam um setor mais robusto, mas ainda tímido na sua estratégia de internacionalização face aos congéneres europeus. Apesar da positiva dinâmica registada de 2015 a 2018, com um crescimento de 23% para os 208 milhões de euros, as taxas de exportação continuam muito abaixo de mercados como Espanha, França ou Itália. Num inquérito realizado pela consultora a 68 empresas do setor, 87% dos inquiridos consideram que o reduzido investimento público para a promoção do setor e o reduzido conhecimento dos mercados internacionais constituem obstáculos relevantes à internacionalização. 

Um desafio que a AORP pretende reverter nos próximos anos. “A última década foi revolucionária para a joalharia portuguesa. Os índices de exportação podem ser ainda reduzidos, mas este é um percurso recente, que se iniciou de forma sólida há apenas 10 anos e alcançou um reconhecimento notável. A marca Portugal impôs-se, tanto no segmento B2C como B2B, o que revela um enorme potencial de expansão e nos obriga a encontrar novos caminhos e soluções para fazer face ao contexto pós-pandémico. E essa solução reside, sem dúvida, no coletivo”, afirma Nuno Marinho, presidente da associação.  

É nesse sentido que surge a nova campanha “Together We Stand”, promovida pela AORP, uma afirmação de coletivo que convoca toda a cadeia de valor, da indústria ao retalho, a unir-se para recuperar a trajetória positiva que vinha a registar.  

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