Team Buildings Desportivos: descubra a tendência entre as empresas por toda a Europa

Team Buildings Desportivos: descubra a tendência entre as empresas por toda a Europa

Tudo apontava para que o final de 2021 fosse de alguma forma semelhante ao período antes da pandemia. No entanto, o aumento do número de casos acionou um alerta e também o regresso ao teletrabalho obrigatório em alguns casos. Para construir e motivar o trabalho em equipa, cada vez mais organizações estão a oferecer atividades de team building, com opções mais seguras, que reforçam a saúde e o bem-estar dos colaboradores.

Neste sentido, de acordo com dados do Urban Sports Club, a aplicação desportiva que além de oferecer subscrições individuais disponibiliza também programas de bem-estar para empresas, aproveitar o desporto para fomentar atividades em equipa e gerar um benefício para os colaboradores, tem sido uma tendência no mundo corporativo.

“Desde que a pandemia começou, há cada vez mais empresas a oferecerem aos seus colaboradores um programa de bem-estar e chegam até nós.  No período do Natal e agora no início do ano, podemos notar um aumento no interesse dos team buildings que envolvam atividades desportivas”, explica Liz Andrews, Diretora Geral de Espanha e Portugal no Urban Sports Club. 

Os centros desportivos também notaram este aumento. “Tendo o W Padel Country Club aberto portas dois meses antes do início desta pandemia, tem tido o grande desafio de, nos últimos dois anos, conseguir evoluir na prática do Padel. Se no plano da prática individual, o crescimento após o primeiro desconfinamento geral foi exponencial e imediato, já a área de eventos desportivos, sociais e empresariais foi mais desafiante. Numa primeira fase, o estigma social e receio de ajuntamentos, mesmo em regime outdoor, foi um claro inibidor. No entanto, e com o decorrer das experiências bem-sucedidas e controladas através de alguns planos de contingência, sentimos que na segunda metade de 2021 – e, previsivelmente, também, em 2022, – o Padel ao ar livre tem sido uma grande aposta das empresas, ao invés dos tradicionais eventos gastronómicos ou outros indoor. Alia-se a este facto, a incrível evolução deste desporto na sociedade em Portugal e a garantia de segurança e diversão ao ar livre”, afirma Filipe Aires Marques, Sócio Gerente da W Padel Country Club, um dos parceiros disponíveis na oferta do Urban Sports Club.

Há um número infinito de atividades que podem ser feitas em equipa, mas a escolha pelo formato desportivo tem ganho cada vez mais adeptos, já que este reforça o trabalho em grupo de forma saudável e dinâmica.

De acordo com o Urban Sports Club, estas são as atividades desportivas mais procuradas pelas organizações:

Treino funcional ou bootcamp

Estes tipos de treinos são dos mais completos que existem, pois ativam quase todos os músculos do corpo. Além disso, é um tipo de atividade física em que não importa a idade ou experiência, pois a intensidade dos exercícios funcionais adapta-se às capacidades físicas dos participantes para proporcionar importantes benefícios para a saúde. O facto de se adaptar a cada pessoa torna-o perfeito para a prática em eventos de equipa!

Escalada

Apesar de ser um desporto aparentemente individual, a escalada encoraja o espírito de equipa enquanto todos tentam ajudar o seu colega a ultrapassar os obstáculos na parede. Para além do valor do trabalho em conjunto, a escalada transmite valores fundamentais para o grupo, como o esforço, a perseverança e a capacidade de superação. Para além disso, é um ótimo exercício de estratégia, envolvendo tanto o lado físico como mental.

Padel

O padel é um desporto muito inclusivo porque qualquer pessoa, independentemente do nível, é capaz de o praticar. E há algo neste desporto que faz com que aqueles que o experimentam voltem sempre! Por vezes, as empresas organizam torneios durante vários meses, ou até um dia. O objetivo é que os colaboradores participem numa atividade fora do trabalho, trabalhem em duplas e que se divirtam enquanto praticam o desporto.

Futebol

O desporto rei é o verdadeiro trabalho em equipa. Permite grupos grandes, envolve estratégia, coordenação entre pares e entreajuda – e também pode ser um desporto inclusivo. É possível fazer equipas maiores ou mais pequenas e jogar em campos interiores ou exteriores – mas o mais importante é terminar o jogo a dar tudo e com um sentido de conquista conjunta!

“Qualquer que seja a atividade praticada, o que é evidente é que todas elas contribuem para melhorar a saúde do trabalhador. Porém, mais do que isso, mostram como a atividade física pode trazer valores essenciais para o trabalho em equipa como confiança, delegação de tarefas, motivação e superação, além de toda a diversão, o que contribui diretamente para um bom ambiente de trabalho”, conclui Liz Andrews.

Partilhar