Museu do brinquedo tradicional português vai ser criado em Valongo

Museu do brinquedo tradicional português vai ser criado em Valongo

A antiga escola de Cabeda, em Alfena, vai acolher a futura Oficina de Promoção do Brinquedo Tradicional Português. As obras de construção arrancaram a 10 de Maio e têm um prazo de execução de 18 meses, segundo anuncia a Câmara Municipal

“A obra tem como objetivo dar a conhecer um aspeto singular da cultura tradicional concelhia, ‘o Brinquedo’ nas suas diferentes facetas em termos de materiais: pasta de papel, gesso cartonado, celuloide, chapa, madeira e plástico; associando-o ao conhecimento de outros já existentes como a panificação e o fabrico de biscoitos, assim como da extração e transformação da lousa”, pode ler-se na página de Facebook do Município de Valongo.

Inspirado nas formas geométricas, o projeto incluirá uma galeria e uma sala multiusos. A envolvente será adaptada para encontros de colecionadores, workshops, arranjo de peças, atividades de dinamização através da ação das indústrias criativas e exposições temporárias de espólios pessoais. “O brinquedo tradicional está vivo na memória de todos nós. Mais do que recordar a história, este projeto pretende preservar o saber fazer de gerações com abordagens inovadoras. Temos muita esperança neste projeto que vai associar a modernidade à memória e à tradição e que será mais um importante contributo para concretizar a estratégia de afirmação do concelho de Valongo, não só na região, mas também no país e no noroeste peninsular”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro. O projeto da futura Oficina de Promoção do Brinquedo Tradicional Português tem o preço contratual de 3.658.782,71€, sendo o investimento financiado por fundos comunitários do Programa Norte2020. 

Partilhar