Neurocirurgião do CHUSJ vence prémio Carregosa/SRNOM

Neurocirurgião do CHUSJ vence prémio Carregosa/SRNOM

O Neurocirurgião do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ), Bruno Carvalho, venceu o Prémio do Banco Carregosa e da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos (SRNOM) dedicado à promoção Científica, comunicou o CHUSJ.

Intitulado “Caracterização de fatores angiogénicos no glioblastoma: potencial aplicação como biomarcadores na terapêutica com bevacizumab”, o estudo premiado, levado a cabo por uma equipa multidisciplinar, centra-se nos mecanismos de resistência e de resposta à terapêutica do glioblastoma (tumor cerebral maligno) recorrente aos agentes antiangiogénicos.

De acordo com Bruno Carvalho, citado pelo CHUSJ, “o estudo teve o objetivo de identificar potenciais biomarcadores clínicos e tumorais de resistência e de resposta do tumor recorrente ao tratamento antiangiogénico. Os resultados suportam a hipótese de que o desenvolvimento de efeitos adversos comuns nesta terapêutica se associam a maior controlo da doença. Por outro lado, a sobre expressão de determinados marcadores no tecido tumoral (c-Met e VEGFR2) parece estar associada a piores respostas a terapêuticas antiangiogénicas e poderá ter um papel no desenvolvimento de resistência precoce do glioblastoma a estes agentes.”

Este projeto foi desenvolvido no serviço de Neurocirurgia do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) e no IPATIMUP/I3S – Grupo “Cancer Signalling and Metabolism”, no âmbito do Programa Doutoral em Neurociências Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

Imagem: Bruno Carvalho, créditos CHUSJ.

Partilhar