LPCC e David Fonseca juntos em campanha antitabágica

LPCC e David Fonseca juntos em campanha antitabágica

O músico e compositor David Fonseca (também conhecido pelo seu historial ligado a dobragens de filmes animados), aceitou o convite para dar voz à personagem “Tomás”.

O filme conta a história feliz do pai Tomás que se apercebe que para ser mais saudável e partilhar melhores momentos ao lado da sua filha, Inês, tem de abdicar do tabaco, e por isso aconselha: “Não fumes, por ti e pela tua família!”.

Através da técnica “stop motion”, o filme animado transmitirá informação relevante sobre o tabagismo, de uma forma descontraída e divertida, para criar impacto junto da população em geral e, em particular, dos mais jovens, com especial atenção para os pais.

Mónica Martins, Presidente do Núcleo Regional dos Açores da Liga Portuguesa Contra o Cancro lembra que não é demais “alertar para os perigos e os malefícios do tabaco, cujo consumo tem vindo a aumentar, sobretudo na população mais jovem devido ao aparecimento de novos produtos do tabaco. Ao contrário do que tem vindo a ser divulgado, o tabaco aquecido e o cigarro eletrónico têm efeitos nefastos para a saúde”, afirma.

Para além de causarem dependência, a Liga destaca “os malefícios dos compostos e componentes do tabaco convencional e dos novos produtos do tabaco, associados à problemática do fumo passivo, presente em tecidos e materiais em casa e no carro, prejudicam gravemente os não fumadores a médio e longo prazo”, conclui Mónica Martins.

A estimativa é que existam 1,2 milhões de mortes por ano, no mundo, causadas pela exposição ao tabaco (fumo passivo), e que está diretamente ligada ao aparecimento de doenças como o cancro, as doenças cardiovasculares e respiratórias.

O consumo do tabaco é também responsável por aproximadamente 22% das mortes por cancro, e em Portugal representa a morte de mais de 13 mil pessoas por ano. No mundo, o consumo de tabaco provoca a morte de cerca de 8 milhões de pessoas por ano.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro é uma Associação Cultural e de Serviço Social, privada, declarada de utilidade pública, sem fins lucrativos, que desde 1941 tem como principal objetivo combater o cancro.

A LPCC tem por base 4 áreas de missão: Apoio ao Doente Oncológico e família, Prevenção Primária, Prevenção Secundária, Investigação e Formação em Oncologia.

Fonte: LPCC/Youtube

Partilhar