Estudo Revela “Desafios e Oportunidades do Setor dos Media” de acordo com Jornalistas de todo o Mundo

Estudo Revela “Desafios e Oportunidades do Setor dos Media” de acordo com Jornalistas de todo o Mundo

Segundo o relatório, os jornalistas enfrentam uma série de desafios, nos quais se incluem “a disseminação de notícias falsas, a falta de pessoal e recursos, a diminuição de publicidade e receitas de circulação e o aumento das redes sociais e influenciadores que ultrapassam os media tradicionais”. Contudo, os jornalistas também demonstraram “confiança no uso estratégico das redes sociais” para promoverem o seu trabalho e interagirem com o público, bem como o “uso de recursos multimédia para aprimorar as suas narrativas”.

Um dado significativo revelado no relatório é que 40% dos jornalistas afirmaram “confiar cada vez mais em dados para definir estratégias editoriais”, quando comparado com o ano anterior. Esse grande crescimento na utilização de dados indica “uma mudança fundamental na abordagem editorial e destaca a importância de informação precisa e autêntica”, refere o estudo.

Com o recente lançamento do ChatGPT-4, jornalistas e profissionais de comunicação enfrentam os desafios crescentes da influência da inteligência artificial. O relatório destaca “a confiança dos jornalistas nas agências noticiosas e nos comunicados de imprensa como fontes de informação credíveis”. Isso ressalta “a relevância contínua dos profissionais de relações públicas na era digital” e levanta questões sobre como “a integração da inteligência artificial (IA) afetará o desempenho das relações-públicas no futuro”.

Partilhar