Covid-19: OMS afirma que jornais e revistas não transmitem o vírus

Covid-19: OMS afirma que jornais e revistas não transmitem o vírus

Alguns jornais ingleses afirmaram que as notas (dinheiro) e, por analogia, os jornais em papel seriam transmissores do novo coronavírus. Essa informação, que atribuíram à Organização Mundial de Saúde (OMS), rapidamente se espalhou e foi reproduzida por todo o mundo, criando naturais preocupações.

No entanto, a Organização Mundial de Saúde veio a público desmentir tal informação. Em comunicado, a porta-voz da OMS, Fadela Chaib, afirma que foram mal interpretados, pois nunca foi dito que o dinheiro “era um veículo de transmissão do novo coronavírus”. O que sucedeu foi que perguntaram se o dinheiro podia transmitir a Covid-19, tendo a OMS respondido que as pessoas deviam lavar as mãos depois de manusearem dinheiro. Mas, isso como uma boa prática de higiene e não por causa do novo coronavírus.

Neste seguimento, a Associação Portuguesa de Imprensa recomenda ao público que continue a comprar e a ler jornais e revistas, em papel ou online. Tal como sugere que se sigam as recomendações das autoridades de saúde, designadamente a lavagem das mãos de forma frequente e minuciosa.

Partilhar