Centro Integrado de Olho Seco promove debate no Porto
Sob o mote “Novos conceitos na abordagem e tratamento do olho seco”, os oftalmologistas José Salgado-Borges e Ricardo Machado Soares apresentaram algumas novidades no tratamento desta patologia. A reunião contou com mais de duas dezenas de especialistas, numa sessão moderada por Luís Torrão, realizada no Porto.
A Clinsborges, clínica do médico oftalmologista José Salgado-Borges, apresentou há cinco anos o Centro Integrado de Olho Seco (CIOS). Num momento de retrospetiva, o CIOS mostrou perante uma plateia de especialistas dedicados à patologia da córnea e superfície ocular externa novas evidências terapêuticas.
Por aqui passou a discussão sobre algumas terapias com resultados promissores em estudos iniciais e que poderão estar disponíveis brevemente em Portugal e na Europa. Entre elas, as “novas formulações de ciclosporina”, alguns “imunomodeladores ainda em estudo” e outros já utilizados nos Estados Unidos. A perspetiva holística para um “tratamento 360º” do olho seco, foi outro dos temas em destaque, numa patologia que tem “aumentado bastante” e que se julga atingir os “dois milhões de portugueses”, entre adultos e crianças.
José Salgado-Borges:
“Estimativas apontam que mais de dois milhões de portugueses apresentam estas queixas. Praticamente não existe hoje quem não passe pelo menos três a quatro horas por dia no computador. Os sintomas surgem quando pestanejamos menos, quando há a necessidade de uma boa correção visual e quando as pessoas, muitas vezes, negligenciam a lubrificação adequada dos olhos. Esta é uma situação bastante comum, inclusive em crianças”.
Pode ler a reportagem completa na revista OftalPro 62.