Universidade Católica integra Rede Portuguesa de Laboratórios para o Diagnóstico da COVID-19

Universidade Católica integra Rede Portuguesa de Laboratórios para o Diagnóstico da COVID-19

Uma valência laboratorial do SalivaTec, plataforma do CIIS (Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde), recebeu a certificação pela ERS e INSA para a realização do diagnóstico molecular da COVID-19, passando a integrar a Rede Portuguesa de Laboratórios para o Diagnóstico da COVID-19.

A certificação do laboratório surge na sequência do desenvolvimento do projeto “CoVTec em Saliva” – projeto financiado pelo programa RESEARCH 4 COVID-19 da Fundação para a Ciência e Tecnologia 2020 – cujo objetivo principal consistiu no estabelecimento de novos protocolos para o diagnóstico da COVID-19, utilizando a saliva como meio de diagnóstico não invasivo.

A infraestrutura, agora habilitada, está sediada na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Católica Portuguesa e constitui uma Plataforma I&DT de apoio ao SNS, em Viseu, para uma resposta mais rápida e uma gestão mais eficiente desta pandemia.

O laboratório certificado da Católica está, em parceria com o Município, a dar apoio ao rastreio de comunidades em Viseu, nomeadamente aos atletas no seu regresso às atividades desportivas. O uso da saliva como abordagem não invasiva foi acolhida como uma mais valia por todos os dirigentes desportivos.

Partilhar