Retina Óptica celebra 75 anos de história
“Nós fazemos parte da história ótica em Portugal. Por várias razões. A empresa foi sempre muito proativa, não só na ótica, mas também na oftalmologia. Fomos sempre muito visionários e pioneiros em alguns aspetos”.
No 12A da Rua de Sampaio Bruno, no Porto, mora desde 2 de abril de 1949 uma das mais antigas óticas nacionais. Um encontro ocasional entre dois homens dá origem à criação da Retina Óptica. Pioneira em Portugal ao realizar ensaios de adaptações de lentes, a Retina Óptica assume ainda hoje este serviço diferenciador e que acompanha a história desta casa familiar.
No virar deste século, Luís Jorge assume os comandos de uma marca que ultrapassou em muito as suas barreiras físicas. Numa verdadeira anamnese, o responsável sublinha a mudança de paradigma do setor nos últimos anos, com o surgimento de “vários segmentos de mercado”. Numa casa paredes meias com a centralidade da cidade, percorre-se os efeitos da gentrificação e do turismo, numa ótica com ligação direta aos seus habitantes.
Passado, presente e futuro são três momentos que se confundem com uma ótica que evidencia desde sempre um “carisma muito médico. Se há entidade que nós continuamos a respeitar muito são os médicos oftalmologistas”, confidencia Luís Jorge.
Estes e outros temas fazem parte de uma reportagem alargada a ser brevemente publicada.