OftalPro 63

OftalPro 63

Editorial

Caro leitor,

Foi a 13 de outubro que o Centro Hospitalar Universitário de Santo António (CHUdSA) lançou o primeiro Banco de Córneas de Cultura em Portugal. Aproveitámos o momento para conversar com Pedro Menéres, diretor do Serviço de Oftalmologia do CHUdSA, que nos revelou que este “é um momento assinalável para a oftalmologia portuguesa e o culminar de um trajeto bonito, mas desafiante, com muitos obstáculos vencidos e sucessos alcançados”. Conheça, nesta edição, toda a história por trás desta conquista.

Um dia antes assinalou-se o Dia Mundial da Visão, este ano sob o lema “Love Your Eyes At Work”. A Organização Mundial da Saúde (OMS) assinala este dia desde 1998, que tem como objetivo chamar a atenção para os problemas da visão, como a cegueira e a deficiência visual.

E, entre os vários eventos que decorreram nos últimos meses, destacamos nesta revista o EURETINA, que teve lugar em Amesterdão de 5 a 8 de outubro. Este 23º congresso, que contou com a participação de 136 médicos oftalmologistas portugueses, registou cerca de 8.000 participantes inscritos, marcando um retorno ao nível de participação presencial em 2019.

Isto e muito mais na sua OftalPro.

Partilhar