Novo Relatório sobre as Tendências do Mercado Editorial 2024
O documento, da Echobox, envolve mais de uma centena de editores de todo o mundo e procura responder a algumas questões: Como estão os editores a combater a perda de tráfego online? Quais as plataformas que dão prioridade? Como gerir a mudança dos algoritmos nas redes sociais?
Do relatório, publicado pela Associação Portuguesa de Imprensa, destaca-se alguns dados relativos ao público questionado:
- A diminuição do tráfego na plataforma Facebook foi o maior desafio em 2023 para 63%.
- O objetivo de obter mais seguidores e interação nas redes são o foco de 39%.
- 61% afirma querer apostar na criação de vídeos como estratégia de conteúdo online.
- A disponibilidade para receção de informação via newsletter continua a crescer, sendo que 61% diz apostar numa maior periodicidade.
- 69% relata usar o ChatGPT como auxiliar e 73% vê a inteligência artificial como uma aposta para o futuro
O relatório pode ser consultado aqui.