Novartis junta-se à SPAIC e lança campanha nacional “À flor da pele”
A Novartis e a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC ), além de chamarem a atenção para a patologia em si, bem como para as implicações que que pode ter no nosso dia-a-dia, a campanha pretende ainda “demonstrar que é possível viver bem com urticária e que com um diagnóstico e tratamento acertados é possível andar “com a confiança à flor da pele”, mesmo que esta tenha urticária”.
O movimento chama a atenção para os “sintomas mais comuns de Urticária Crónica Espontânea (UCE), como manchas avermelhadas e com relevo, comichão intensa e inchaço (edema)”, destacando a “necessidade das pessoas procurarem um especialista em dermatologia ou imunoalergologia e, assim, obter o seguimento e tratamento adequados”.
Com a assinatura #eusouatuarede, a organização pretende gerar “um movimento nacional que envolva a maior “mancha” possível na sociedade, para que se reconheça o impacto desta doença”. A campanha deste ano envolve ainda as dimensões de #cuidadosàflordapele, que pretende “divulgar alguns conselhos práticos para o aumento do bem-estar, e de #peguntasàflordapele, que terá uma componente de respostas nas redes sociais para desmistificar junto da comunidade alguns temas associados à UCE”.
Pelo quinto ano consecutivo a Novartis e a SPAIC desenvolveram uma campanha de divulgação da UCE, reconhecendo a “necessidade de informação e sensibilização da sociedade para esta doença que continua subvalorizada, vista muitas vezes apenas como um problema estético e não como uma doença crónica de pele com elevado impacto na vida dos doentes”.
Cerca de 30,9% dos doentes com urticária crónica reportam um elevado impacto na sua qualidade de vida. Este ano, a campanha conta ainda com a colaboração da APUrtica – Associação Portuguesa de Doentes de Urticária, criada recentemente para ajudar a dar maior visibilidade à UCE e apoiar as pessoas que sofrem desta doença.