Impressão 3D como resposta para a regeneração periodontal
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a prevalência de periodontite é estimada em cerca de 19% na população adulta global
A revisão abrange algumas das tecnologias de impressão 3D atualmente disponíveis, como impressão a jato de tinta, impressão por extrusão, modelagem por deposição fundida, impressão assistida por luz e eletrofiação. Para regeneração periodontal especificamente, a impressão 3D inclui impressão 3D indireta e impressão 3D com células vivas.
Os autores observaram que a impressão 3D está longe de ser perfeita em termos de terapia regenerativa periodontal, principalmente devido aos altos custos, questões de biocompatibilidade e necessidade de biomateriais adequados. Os autores também destacaram a necessidade de mais ensaios clínicos em humanos para estabelecer evidências robustas e apoiar a eficácia da impressão 3D neste domínio.
No geral, a revisão abrangente lança luz sobre o potencial da tecnologia de impressão 3D em revolucionar o campo da terapia regenerativa periodontal e aborda a necessidade de mais pesquisas para estabelecer sua eficácia e praticidade em ambientes clínicos.
O estudo, intitulado “ Início quintessencial da impressão tridimensional na regeneração periodontal – uma revisão ”, foi publicado online em 6 de julho de 2023 no Saudi Dental Journal , antes da inclusão em uma edição.