Estudo “Meaningful Media”: meios tradicionais reforçam credibilidade

Estudo “Meaningful Media”: meios tradicionais reforçam credibilidade

Realizado pela Havas Media Network, o estudo “Meaningful Media” tem “o objetivo de estudar a forma como os portugueses se relacionam com os meios de comunicação e a publicidade”, mostra um artigo da revista Líder.

Se as redes sociais, atingem pela primeira vez a cimeira do ranking de meios mais utilizados para atualização de informação, por seu turno, os meios tradicionais reforçam o pódio da credibilidade. Os canais de televisão abertos e motores de busca continuam a liderar o ranking por parte dos portugueses. Esta investigação verificou também um crescimento na perceção de indispensabilidade de todos os meios em 2023, à exceção dos jornais.

As Redes Sociais integram o Top 5 no que diz respeito às faixas etárias entre os 15/34 anos. No que toca à publicidade, a tendência mantém-se: os canais de televisão abertos, as redes sociais e a rádio integram o top 3 de atenção.

A relevância dos meios variam nas faixas etárias: 

  • Youtube e Streaming de Música no Top 5 de relevância dos mais jovens (15/24 anos);
  • Até aos 34 anos, as redes sociais e os motores de busca lideram;
  • A partir dos 45 anos, os canais de televisão abertos assumem maior relevância.

Os motores de busca mantêm-se também como principal fonte de novas descobertas, seguidos das redes sociais, ambos com um aumento significativo face ao período homólogo, existindo apenas uma troca de posição no caso dos 15/34 anos, onde as redes sociais lideram o pódio neste indicador. O Youtube, que continua a liderar a perceção de incómodo, entra, desta vez, também no top 5 de atenção.

Com esta realidade em mente, Sofia Vieira referiu em entrevista ao ECO, que os anunciantes desejam “manter a relevância e criar ligações duradouras com os consumidores”. Para a diretora de Insights & Strategy do Havas Media Group, “é muito importante que tenhamos uma abordagem cuidada, ou mindful, à comunicação, procurando captar a atenção dos consumidores no contexto certo, com a mensagem e formato esperados, minimizando o incómodo… acreditamos que uma gestão atenta de formatos, conteúdos e contextos, dos níveis de saturação publicitária, aliados a uma monitorização contínua de resultados, são o caminho para uma comunicação eficaz”.

Pelo terceiro ano consecutivo que o Havas Media Group desenvolve o estudo Meaningful Media. Nesta terceira edição, foram realizadas 600 entrevistas a residentes em Portugal Continental, com idades entre os 15 e os 64 anos, realizadas em setembro de 2022.

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