Escola Superior de Biotecnologia produz viseiras
No Laboratório de Biomateriais e Tecnologia Biomédica, do Laboratório Associado CBQF da Escola Superior de Biotecnologia, existe uma impressora 3D que, nos últimos dias, foi canalizada para fazer a impressão de peças para viseiras para profissionais de saúde que estão na linha da frente no combate à Covid-19.
Ana Leite Oliveira, investigadora responsável por esta ação, conta que “começamos com um polímero de ácido polilático (PLA) e agora estamos a utilizar um outro material que é o PETG, que é autoclavável, ou seja, as nossas peças podem ser esterilizadas. O design foi disponibilizado gratuitamente pela empresa Sueca 3DVERSTAN”.
Segundo o site da Universidade Católica Portuguesa, até agora o Laboratório de Biomateriais e Tecnologia Biomédica, do CBQF/ESB/UCP, já fez mais de 200 viseiras, distribuídas pelos hospitais Pedro Hispano (Matosinhos), Magalhães Lemos (Porto), Unidade de Neonatologia do Hospital de Braga, mas também para o Hospital da Forças Armadas, Polo do Porto, e ainda o Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Vitória.