COVID-19: vacina oral entra em ensaio clínico

COVID-19: vacina oral entra em ensaio clínico

O combate à Covid-19 pode passar em breve pela simples toma de um comprimido. A primeira vacina oral do mundo para a COVID-19, que em breve vai ter o seu primeiro ensaio clínico, vai permitir um tratamento autoadministrado, mais fácil e com menos efeitos colaterais. Este tipo de terapêutica permite ainda a sua fácil distribuição.

Quem o adianta é a farmacêutica Oravax Medical Inc., que tem a expectativa que a nova vacina oral inicie a sua primeira fase de testes clínicos no segundo trimestre do ano.

A Oravax Medical é uma parceria entre a Oramed Pharmaceuticals Inc., uma empresa farmacêutica de estágio clínico, e a Premas Biotech PvT., que vai analisar o desenvolvimento da nova vacina oral COVID-19.

A facilidade e a rapidez são algumas das vantagens apontadas à vacina oral contra COVID-19, quer na toma, quer na sua distribuição. Além disso, a vacina oral COVID-19 da Oravax pode ser uma melhor alternativa de proteção contra as novas variantes do coronavírus, com o beneficio de ser uma “vacina de antígeno triplo de partículas semelhantes ao vírus”, explica a empresa.

Além de ser segura e mais facilmente distribuída, os responsáveis pelo desenvolvimento deste método, indicam que tomar uma versão oral da vacina pode também minimizar os efeitos colaterais, dadas as últimas preocupações sobre coágulos sanguíneos potencialmente criados pelas injeções da vacina COVID-19.

Até agora, a empresa fez testes clínicos em animais e descobriu que a vacina favorecia o desenvolvimento de anticorpos, necessários para a imunidade a longo prazo. Os próximos passos dos investigadores incluem testes clínicos em humanos no segundo trimestre de 2021, com os dados a serem partilhados nos próximos três meses.

Partilhar