Vítor Vasconcelos, investigador do ano para a U.Porto
O investigador Vítor Vasconcelos, professor catedrático da Faculdade de Ciências (FCUP) e presidente do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), foi distinguido com o Prémio de Excelência Científica da Universidade do Porto 2021.
A decisão unanime do júri reconhece “o contributo e esforço” desenvolvidos por Vítor Vasconcelos “na criação e divulgação de conhecimento, na angariação de financiamento para as atividades de investigação e na produção de publicações científicas”.
A ligação de mais de 35 anos à U. Porto é para o docente “o reconhecimento da minha atividade científica pela minha universidade, é o maior reconhecimento de todos. É o meu Óscar científico! “.
Vítor Vasconcelos é licenciado e doutorado em Biologia pela Faculdade de Ciências da U. Porto. Na ciência, destacou-se pelos contributos nos domínios da biotecnologia marinha e biotecnologia azul, nomeadamente na procura de novas moléculas e extratos com potencial valorização biotecnológica, baseados em cianobactérias e microalgas.
Autor de centenas de artigos científicos e coautor de vários pedidos de patentes (sete nos últimos cinco anos), Vítor Vasconcelos é, ainda, investigador responsável ou co-responsável, em vários projetos nacionais e internacionais.
Em 2013 assume a presidência do CIIMAR, é o atual diretor do OCEANUS – Centro de Competências para a Ciência e Tecnologia do Mar da U. Porto, e diretor executivo da BlueBio Alliance, uma rede direcionada para os bio recursos marinhos e biotecnologia azul, que junta mais de 100 entidades a nível nacional.