Novo polo do IA na Universidade de Coimbra
O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) cresceu ainda mais, com a criação de um novo polo na Universidade de Coimbra (UC). Esta nova unidade vai ficar sediada nas instalações do Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra (OGAUC), da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).
Os investigadores da Universidade de Coimbra que integram o novo polo do IA, vêm complementar as áreas já estabelecidas nesta unidade, acrescentando competências em física solar (com particular presença no projeto do Telescópio Solar Europeu – EST, incluindo a promoção da adesão plena de Portugal a essa infraestrutura europeia), na meteorologia espacial e na erosão espacial.
A equipa da UC consolida assim a capacidade desta unidade de investigação, com vista a uma ainda maior intervenção e impacto internacionais.
O coordenador do IA, José Afonso vê com “muito entusiasmo que o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço cresce para incluir investigadores na Universidade de Coimbra, que tem, ao longo dos anos, apoiado incansavelmente o desenvolvimento da investigação em Ciências do Universo.” Cláudia Cavadas, Vice-reitora da UC para a Investigação acrescenta que “a efetivação da UC como parte integrante deste centro de excelência é um passo importante no desenvolvimento da área do Espaço, que faz parte de uma das áreas estratégicas da UC: Digital, Indústria e Espaço”.