Mais de 120 redações de todo o mundo assinalam Dia Mundial das Notícias

Mais de 120 redações de todo o mundo assinalam Dia Mundial das Notícias

Mais de 120 redações de todo o mundo assinalam hoje, 28 de setembro, o Dia Mundial das Notícias de 2020, destacando o papel crítico que o jornalismo e as redações profissionais desempenham para ajudar os cidadãos a entender o mundo. O Dia Mundial das Notícias é uma iniciativa impulsionada pela Fundação Canadense de Jornalismo e pelo Fórum Mundial de Editores, a rede para editores da WAN-IFRA. Esta iniciativa começou no Canadá, em 2018, e este é o primeiro ano em que é celebrado como um evento global integrado.

As redações participantes usarão hoje as suas páginas, colunas editoriais e canais de redes sociais para mostrar por que razão #JournalismMatters. Alguns planearam os seus próprios eventos e produzirão suplementos especiais sobre jornalismo que interessa. Dois artigos de opinião, escritos por Warren Fernandez, presidente do Fórum Mundial de Editores e Editor-Chefe do Straits Times, Singapura, e David Walmsley, editor-chefe do Globe and Mail, Canadá, são disponibilizados aqui.

O poder positivo do jornalismo é também homenageado com duas transmissões globais.

• O primeiro webinar, agendado para as 16h00 de Singapura/HK (8h00 GMT), terá como foco a Juventude e os Media e as próximas etapas para enfrentar a pandemia Covid-19. Os principais palestrantes incluem o especialista australiano em doenças infeciosas, Prof Dale Fisher, a Dra. June Tay, chefe do Programa de Media Digital da Universidade de Ciências Sociais de Singapura (SUSS), editores do Straits Times, Manilla Bulletin e Jakarta Post.

• Às 19h00, hora do Leste (24h00 GMT), o correspondente da CNN Media Brian Stelter apresentará um webcast do Dia Mundial das Notícias, incluindo o Dr. Anthony Fauci, Diretor do Instituto de Alergias e Doenças Infeciosas dos EUA; Maria Ressa, CEO da Rappler; jornalistas e correspondentes do The New York Times, CNN, BBC, Reforma, Globe and Mail, Toronto Star, National Geographic e ABC. Incluirá apresentações de artistas como Macy Gray.

Partilhar