António Coutinho Science Awards: 3ª edição distingue 3 investigadores dos PALOP

António Coutinho Science Awards: 3ª edição distingue 3 investigadores dos PALOP

O Prémio, atribuído a um investigador moçambicano, vai permitir dar continuidade ao trabalho, agora no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESCTEC) da Universidade do Porto. Os três vencedores juntam-se agora aos 5 premiados das edições anteriores. 

O programa revelou uma enorme diversidade de candidatos e de temáticas de projetos tendo recebido candidaturas de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Portugal. Todas as candidaturas foram analisadas por um júri composto por cientistas, representantes dos PALOP e de Portugal, doutorados em diferentes áreas da científicas e com experiência na seleção e acompanhamento de estudantes e cientistas.

O programa António Coutinho Science Awards, promovido pelo Centro Colaborativo do IGC, com foco na cooperação, capacitação e no desenvolvimento de investigação científica, tem relevado elevado impacto na carreira dos participantes e tem sido determinante para os impulsionar a persecução de uma carreira na área das ciências. 

Atribuídos pela primeira vez em 2019, os António Coutinho Science Awards, resultam da parceria entre a Câmara Municipal de Oeiras e a Merck Family Foundation numa estratégia desenhada pelo Instituto Gulbenkian de Ciência de democratização da ciência.

A 4ª Edição será lançada durante o primeiro trimestre de 2022. 

Mónica Medina fala sobre a sua experiência como bolseira na segunda edição (2020/2021) deste programa
Créditos: Gulbenkian/Youtube

Partilhar