JG Designs, a marca portuguesa que transforma skates em “óculos únicos”

JG Designs, a marca portuguesa que transforma skates em “óculos únicos”

Já alguma vez pensou que os seus óculos pudessem ser feitos a partir de uma tábua de skate? Não? Então aqui está uma boa oportunidade para conhecer o projeto JG Designs. Criatividade, inovação e reutilização são as palavras certas para descrever o projeto de João Gama, um jovem português que descobriu “a arte de trabalhar a madeira e a magia de transformar este elemento natural em objetos de arte únicos e particulares”. Os “óculos do João” resultam de um processo completamente manual, desde o design ao corte, terminando no acabamento. A ÓpticaPro foi conhecer este projeto pioneiro, manual e inovador, sediado em Lisboa.

Tudo começou na Suíça, há nove anos. João Gama é natural da Guarda, mas esteve emigrado durante alguns anos. Foi na Suíça onde o “bichinho da madeira” começou a crescer e a dar os primeiros passos com a criação de um laço de madeira para um casamento. Apesar de “nunca ter trabalhado na área”, João sempre contactou com este material, que, se diga, o tem levado ao sucesso.

Da Suíça para Lisboa o caminho foi longo – nove anos separam estes dois locais -, mas a vontade de “fazer o que realmente gostava” foi o mote para começar este projeto. A JG Designs nasceu em plena pandemia, depois de João Gama ter passado pelo atelier Encaixe, em Lisboa. Na marquise de casa, João começou a trabalhar as tábuas de skate velhas que os amigos lhe faziam chegar e começou a transformá-las em “armações super leves, resistentes e com paletes de cores encantadoras”.  

Leia a reportagem completa na revista ÓpticaPro 229.

Partilhar