ÓpticaPro 260

ÓpticaPro 260

A edição pioneira da ÓpticaPro data de janeiro de 2005 e, em janeiro de 2025, somamos 260 revistas publicadas. O conceito, esse, continua a ser o mesmo. Em primeiro lugar, garantimos aos profissionais da área o lugar que eles merecem, concedendo a capa a alguns dos mais reconhecidos óticos.

“O ótico que protagoniza a capa da ÓpticaPro é, sem dúvida, a razão do nosso sucesso. Saber como o profissional desenvolve o seu trabalho revela-se fulcral para os óticos, como uma forma de adaptarem e compararem estratégias. A entrevista destacada aos retalhistas mostra alguns dos melhores exemplos de êxito do mercado, assumindo-se como o melhor contributo que qualquer revista pode dar aos seus leitores”. As palavras são de Ricardo Flamínio, o líder da ÓpticaPro, que nos revela as linhas mestras que o orientaram na criação deste projeto. Garantiu ainda que “nós humanizámos a ótica”.

A ÓpticaPro “tocou” a ótica portuguesa, através da divulgação dos rostos que são parte significativa da história do setor no nosso país e que se afirmam pelo exemplo que dão a muitos dos colegas. Mais do que histórias, são exemplos de vida e de relacionamento com a profissão.

A ÓpticaPro desafiou, há 20 anos, os profissionais a irromperem dos seus balcões e a falarem do modo como constroem uma das áreas mais enérgicas da economia. O formato revolucionário da revista deixou de lado as caras dos manequins e atreveu-se a dar um rosto verdadeiro ao setor. Os óticos que contactam com os consumidores e escoam os materiais astuciosamente desenvolvidos pelas empresas da área saltaram para as primeiras páginas. Responderam às questões que se impõem numa era em que a mudança é a palavra de ordem.

O mercado depois da ÓpticaPro

A ÓpticaPro despertou, de facto, uma fação do ramo que precisava de voz. As empresas passaram a dirigir-se aos clientes na primeira pessoa, usando as páginas da publicação para anunciar e despertar interesses. A revista conseguiu assim abrir horizontes e portas através de valores essenciais e independentes, fornecidos por quem está no terreno.

A ÓpticaPro foi ainda mais longe ao avançar fronteiras e recolher do mundo outras forças. Conseguiu, aliás, levar a ótica nacional a um patamar elevado, integrando-a no grande frenesim da comunicação mundial e impressionando os colegas estrangeiros com a dinâmica dos seus profissionais.

Ao longo destas duas décadas, a ÓpticaPro tem documentado as transformações do mercado, promovendo ainda, por exemplo, eventos como a OPÓTICA summit e reconhecendo a excelência através dos Prémios ÓpticaPro. Este aniversário é uma oportunidade para refletir sobre o impacto da revista na formação e desenvolvimento de uma comunidade profissional unida e comprometida com a qualidade e a evolução da ótica em Portugal.

Com um legado de 20 anos, a ÓpticaPro continua a ser uma voz essencial na história da ótica nacional, procurando sempre novas formas de conectar e inspirar os seus leitores e colaboradores. Esta “pequena” revista participou e moldou, por isso, a história da ótica lusa. Duas décadas após a nossa chegada fazemos um balanço de vitória junto dos nossos parceiros e leitores e garantimos que vamos continuar por cá.

Share this post