Comunidade de Madrid apoia compra de óculos graduados
Desde a ativação do acordo em julho de 2024, os oftalmologistas da Comunidade de Madrid prescreveram mais de 17.000 pares de óculos, segundo Eduardo Morán, presidente da CNOO, em declarações ao site “Modaengafas.com”.
O acordo, assinado pelo Colégio Nacional de Ópticos-Optometristas (CNOO) e a Comunidade de Madrid em junho passado, inclui “um subsídio de 55 euros para todas as crianças menores de 14 anos que precisem de óculos graduados, uma ajuda que já ultrapassou os 935 mil euros”, lê-se na publicação.
Desde a sua implementação, o programa tem atendido cerca de 3.500 pessoas por mês. Atualmente, 900 dos quase 1.300 ópticos que atuam na Comunidade de Madri estão filiados ao acordo. Esses centros pertencem tanto a óticos independentes quanto a grupos e redes.
Segundo estimativas da Comunidade de Madri, mais de 135.000 crianças menores de 14 anos serão beneficiadas por um subsídio de até 55 euros para a compra de lentes para compensar defeitos de refração como miopia, hipermetropia, astigmatismo e combinações destes. Se os óculos custarem mais, a diferença terá que ser coberta pelas famílias.
Imagem: Fátima Matute, Secretária da Saúde da Comunidade de Madrid, e Eduardo Morán, Presidente do CNOO, assinaram o acordo. FOTO: Comunidade de Madrid